quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Passeio pelo litoral sul de São Paulo



Sempre viajamos para o litoral norte e confessamos que nos surpreendemos com as beleza naturais e preservação do litoral sul de São Paulo quando fizemos um bate-volta pela região, passando por Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

Montamos esse post para contar um pouquinho desses lugares surpreendentes.



Iguape

Cidade histórica do litoral paulista, fundada em 1538 e tombada como patrimônio nacional.

Igreja Matriz - Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Igreja do Rosário
Centro Histórico




Além das Igrejas Matriz e do Rosário (que também abriga o Museu de Arte Sacra), o Centro Histórico possui várias construções do século 18 e 19.

No Parque Florestal Municipal do Morro do Espia o turista pode conhecer a Fonte do Senhor, um parque com uma grande área de lazer e piscinas de fontes naturais, além da trilha do Morro do Espia com 2,8km, que dá acesso ao Mirante da Pedra Lisa e ao Mirante do Cristo Redentor. Neste local é possível se encantar com uma vista espetacular da cidade.

O Pólo Ecoturístico de Lagamar é uma área de manguezais e berçário para várias espécies marinhas, é considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

O acesso à Estação Ecológica da Juréia – Itatins é liberado apenas para educação ambiental, mas é possível aproveitar o Costão da Juréia, a Cachoeira do Pocinho e a Trilha do Imperador, apenas tenha cuidado com as forças da natureza.

O Sítio Arqueológico Benedito Fortes e a Caverna do Ódio estão situados na Estrada do Icapara, próximo à ponte que dá acesso à Ilha Comprida, o local também é utilizado para a pratica de rapel.






Ilha Comprida

A Ilha Comprida é uma área de proteção ambiental bem interessante, possui uma enorme e comprida orla com algumas árvores.




Além disso, em alguns trechos é permitido, e obrigatório, o trânsito de veículos pela orla da praia.






Você também pode se aventurar pelas dunas, alugando triciclos.



Cananéia

Considerada o primeiro povoado do Brasil, Cananéia possui vários prédios históricos, áreas de preservação e museus.

Em nossa visita conhecemos a base do Instituto Oceanográfico da USP, conhecendo a estrutura do local, alguns aparelhos de medição de umidade, a maquete espetacular da região e o navio escola.









  



Almoçamos no restaurante Espetinhos Beira Mar: comida boa, preço honesto e vista espetacular.

Depois fomos conhecer duas das quatro cachoeiras da cidade.


Cachoeira do Pitu 

Cachoeira do Mandira
Em nosso passeio acabamos não conhecendo o Museu Municipal, onde há um tubarão branco taxidermizado, o centro histórico e o Parque Estadual Ilha do Cardoso, em breve pretendemos voltar à cidade e ficar mais de um dia.

Deixe seus comentários.


Fonte:
Site da Prefeitura de Iguape.
Site da Prefeitura de Ilha Comprida.
Site da Prefeitura de Cananéia.
Banner 728x90

Nenhum comentário:

Postar um comentário