quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Passeios de trem em São Paulo




Que tal um passeio de trem para você aproveitar junto com a família?


Uma boa opção de passeio de Maria-Fumaça para fazer com a família é o trajeto Campinas - Jaguariúna. Nós já fizemos este passeio e super recomendamos! Confiram nosso post

O passeio é realizado aos sábados, domingos e feriados, saindo de Jaguariúna e aos sábados e domingos saindo de Campinas. Há opções de percurso completo e meio percurso saindo a partir das 10hr de ambas estações. 

Consulte os custos e horários deste passeio no site da Maria-Fumaça.




Foto: Site do Expresso Turístico CPTM
O Expresso Turístico da CPTM oferece 3 trajetos, saindo da estação da Luz no centro de São Paulo:

Jundiaí - a cidade, que faz parte do Circuito das Frutas, fica a 60km do centro de São Paulo

O passeio é realizado aos sábados, saindo da Estação da Luz às 8h30 e retornando às 16h30 da Estação Jundiaí. durante o trajeto, você poderá apreciar as belezas naturais da Serra do Japi numa locomotiva da década de 50 e totalmente reformada. Uma oportunidade para voltar ao passado.

Além do passeio de trem, há três roteiros de turismo na cidade: Roteiro Rural (Circuito das frutas), Roteiro Ecológico e Roteiro Cultural, ambos oferecidos por agências de turismo e totalmente desvinculado à CPTM.

Mogi das Cruzes - a cidade, que faz parte do Circuito das Flores e Cinturão Verde de São Paulo, fica a 48Km da capital paulista. 

O passeio é realizado no segundo sábado de cada mês, saindo às 8h30 da Estação da Luz e retornando às 16h30 da Estação Mogi das Cruzes. Esta linha era utilizada por trens de passageiros durante o século 20, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro.

A cidade oferece inúmeras atrações turísticas, com roteiros rurais, culturais e eco culturais e ecológico, ambos oferecidos por agências de turismo e totalmente desvinculado à CPTM.

Paranapiacaba - uma charmosa vila com arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade, localizada no município de Santo André (SP), a 48km do centro de São Paulo.

O passeio é realizado aos domingos, exceto nos segundos do mês, saindo às 8h30 da Estação da Luz ou às 9h00 da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, retornando às 16h30 de Paranapiacaba. Dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil são puxados por uma locomotiva, ambos  na década de 50, totalmente reformada. Durante o trajeto há prédios históricos, tombados pelo patrimônio histórico

Anualmente, no mês de julho, acontece o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba. Além disso, a cidade oferece Circuito Cultural, Circuito Histórico/Ambiental, Circuito Ecológico e Circuito Ecológico, ambos oferecidos por agências de turismo e totalmente desvinculado à CPTM.

Consulte os custos destes passeios no site do Expresso Turístico.



Foto: Site ABPFSP
A ABPFSP oferece passeios em composições movidas por locomotivas a vapor, as famosas Marias-Fumaça, com saída do bairro da Mooca em São Paulo e Paranapiacaba:

Mooca - o passeio no Trem Cultural dos Imigrantes é realizado aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h, com partidas de hora em hora saindo da Parada da Rua Visconde de Paranaíba, 1253 (Oficina de Roosevelt), percorrendo o trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, com duração aproximada de 25 minutos de passeio.

Paranapiacaba - o passeio no Trem dos Ingleses é realizado aos domingos e feriados, das 10h às 16h, com partidas a cada uma hora, com duração de 20 minutos, percorrendo um trecho da linha original, no Pátio de Manobras, dentro do próprio Museu Ferroviário.

Consulte os custos destes passeios no site da ABPFSP.


Foto: Site Estrada de Ferro Campos do Jordão
Há 5 trajetos de passeios de trem na Estrada de Ferro Campos do Jordão, um dos atrativos do Circuito da Mantiqueira:

  • Pindamonhangaba - Pq Reino das Águas Claras
  • Emílio Ribas (Campos do Jordão) - Abernéssia
  • Emílio Ribas (Campos do Jordão) - Portal (Campos do Jordão)
  • Pindamonhangaba - Piracuama
  • Emílio Ribas (Campos do Jordão) - Eugênio Lefévre (Santo Antônio do Pinhal)

Consulte os custos e horários destes passeios no site da Estrada de Ferro Campos do Jordão.


Agora, é só se programar e passear!



Save-25-Percentl 728x90




Nenhum comentário:

Postar um comentário